Diário Otaku #01 - Otaku?

22/03/2012

|

Diário Otaku #01


Estréia no Anime XYZ, iremos falar sobre o que acontece em nossa vida.                                                 

Iniciando mais uma nova "categoria" aqui no Anime XYZ. Aqui falaremos sobre coisas otakus, o que se passa por nós no dia-a-dia, nossas dificuldades, hobbies que temos diferentes dos outros, como somos em relação à outras culturas e "tribos urbanas".
Inicialmente queria apresentar um fato que muitos nós presenciamos e temos, algum costume ou muitas vezes uma teimosia. Levei um tempo até chegar a alguma conclusão, então, fui direto ao ponto principal, o que é um otaku?

O que é um Otaku?

Se perguntarmos para qualquer pessoa em qualquer lugar, acho que tem suas possibilidades da pessoa saber o que é um otaku ou já ter ouvido falar, mas, vamos esclarecer mais um pouco sobre esse assunto. Otaku é utilizado no Japão para se referir à alguém que tem um hobby, até que ao chegar aqui no lado Ocidental, e começou a utilizar esse "adjetivo" referindo-se como fãs e aqueles que tem um hobby relacionado à cultura japonesa, principalmente com fãs de animes, mangás e uma cultura mais nerd, também relacionado à games, que se tem tal conhecimento sobre esses assuntos. 
Nós otakus temos um hobby, normalmente começamos por animes, mangás ou até games, ao começarmos a "desenvolver" nosso lado otaku começamos a desfrutar novas coisas, não ficamos nos mangás, animes e games que só conhecemos e são mais populares, iniciamos uma tendência de querer conhecer novas coisas, até conhecermos outras coisas, como doramas, live actions, tokusatsus, manhwas, e até j-musics. Embora tenha já conhecimento de alguns desses temas, você passa a conhece-los mais profundamente, até que começamos a adquirir materialmente seus produtos, normalmente mangás, animes e figures que são mais comuns. 
Também ao decorrer de tudo, queremos sempre mais, e então começamos a frequentar eventos onde você se sente mais à vontade por ter pessoas que têm o mesmo gosto reunidas, trocar conhecimentos e divulgar seus gostos, compartilhar e conhecer outros otakus.

Otakus e Nerds

Algo que também quero ressaltar é, a diferença entre um otaku e um nerd, muitas vezes pode ter o mesmos gostos, mas temos muitas diferenças e muitos nos confundem, podendo ser tal ofensa por não saber diferencia-los. Otaku seria um nerd, mas seria algo mais puxado para aqueles gêneros citados e se tem tal conhecimento e informações sobre a cultura japonesa, até mesmo adaptando-se à algumas delas. Somos meios excluídos da sociedade em relação ao nosso conhecimento, como já dito, poucos sabem o que é um otaku, confundidos com os nerds e muitas vezes somos mal interpretados e classificados como algo um tanto infantil por nossos gostos, aqueles que tem tal conhecimento sobre otakus sem ser um, nos vê como fãs de animes e mangás, não sabem ao fundo o que somos e o que realmente gostamos. 
E nerds, também tem suas confusões, inúmeras vezes são confundidos como aqueles que vão bem na escola e tiram altas notas, mas é algo interpretado totalmente erroneamente. Seriam aqueles que curtem quadrinhos e desenhos animados, algo puxado para o lado ocidental, também tem seus lados mais profundos, pois também têm suas figures e outros hobbies, como cosplay como nós otakus. Nerds não são tão públicos como otakus, pois nós falamos que somos otakus, já nerds a sociedade tem sua percepção em relação à eles, enquanto otakus é algo mais diferenciado.

Otakus em relação à sociedade

Nós otakus temos nossas diferenças em relação à outras culturas e tribos urbanas, muitas vezes interpretados erroneamente, ao se interessar mais a fundo no assunto começa a se desfrutar novas coisas, saímos do buraco para ver o mundo afora. Temos nosso modo de viver, nossos hobbies, com pouco conhecimento da sociedade, mas também há certo conhecimento na sociedade. 
Muitos que não são otakus tem conhecimento de animes e mangás, tem aqueles que conhecem Naruto e CDZ, games, entre outros... são mais aqueles que  ficam no fundo do buraco, não tem vontade de querer conhecer outras coisas, que tem esses pequenos hobbies como algo mais alternativo ou se já tem outro hobbie como ser um nerd, e curte um pouco do lado otaku.
Cada vez mais se é divulgado um pouco de tudo, a parte otaku tem sua divulgação, online há scans e fansubs, blogs como nós, fora da internet tem os próprios animes, mas poucos influenciários, tanto que tem sua censura aqui no Ocidente. No Brasil acredito que estamos inciando algo, finalmente alguém deu o primeiro passo e lançou uma editora de mangá brasileira periodicamente, algo que mais a frente poderá se tornar um anime e continuar aumentando a divulgação otaku.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja racional.
Não queira fazer ofensas.
Aceitamos normalmente críticas bem construídas.

Pesquise no Anime XYZ