Diário Otaku #02 - Mangás

30/03/2012

|

Segunda parte de muitas coisas que vemos na nossa vida otaku.                                        

Mangás, algo que faz parte de nossa vida otaku, e também, meio diferente de animes. Até que são os mangás que originam os animes inicialmente, tem tal excesso para jogos, mas a maioria sempre foi mangás. Mangás são aqueles "gibis" em japoneses para os menos "cultos" pode se dizer. Normalmente, mangás são em preto e branco, e certas vezes tem algumas páginas coloridas quando tem tal popularidade ou comemoração. Digo isso no Japão, pois as editoras brasileiras só apresentam mangás em preto e branco, algo que é uma merda, pois não custa muito para fazer uma ou outra ágina colorida. Tem algumas editoras - raras- que já chegaram a publicar coloridos, como a Conrad na época de DragonBall, atualmente temos a Ação Magazine que acredito ter parado a publicação, entre outras... Continuando a descrição de mangás, eles são preto e branco, com algumas coloridas, são lidos de traz para frente, e podem ser em formato tankobon, que são capítulos consecutivos reunidos em uma só revista, ou por uma editora que publica vários títulos de mangás em uma só revista.

Mangás no Brasil

No Brasil, o mangá vem em tankobon aqueles que são mangás de fora e algumas editoras publicam aqui, ou, como a Ação Magazine ainda vinha e começara com mangás nacionais em uma só revista. As principais editoras que temos no Brasil são: a Panini Comics, JBC, Conrad, New Pop, entre outras menos conhecidas, não vou comentar sobre as editoras aqui, pois já temos assunto aqui e deixarei para outro post. Nesse post, pensei em comentar alguns aspectos do mangá aqui no Brasil, então vamos ver:

Preço e Qualidade

Vamos já falar direto, o preço que se paga aqui por um mangá não chega na qualidade. O preço aqui varia entre R$ 9,00 e R$ 12,00, como dito, o preço varia, tem mangás mais caros e mangás mais baratos que isso, mas independentemente do preço, poucos chegam a ter tal qualidade que se compara ao preço. 
Vamos aos mangás pontos negativos. Primeiramente são pretos e brancos, nenhum vem  páginas coloridas, depois, a qualidade da impressão vem sendo muito baixa, embora vem melhorando um pouco, tem outros pontos negativos, mas não se aplica à todos os mangás e editoras, portanto deixarei de lado, mas dando exemplo, a falta de um índice no mangá e uma sinopse dos personagens e o que ocorreu no último volume, algo que acho que faz falta. 
Os pontos positivos não tem o que se falar, o que não é negativo obviamente é algo que é bom ou mediano, mas para não deixar sem falar nada, gosto de detalhes na contra-capa, como algumas mensagens que o autor deixa sobre o que ele passou enquanto escrevia o mangá, alguns desenhos, onde pouquíssimas vezes vem coloridos, entre outros aspectos.
Finalizando esse ponto, até agora são poucos os mangás que vem tendo uma qualidade a altura do preço, mas até aí esperemos por um melhoramento.

Formato e Publicação

Primeiramente a publicação. A qual eu prefiro e também a mais comum é a mensalmente, pois caso seja um tempo maior, como trimestralmente ou bimestralmente o que é algo muito demorado para sair, ficando chato, ou quinzenalmente que é algo muito corrido sempre ter que ficar comprando e tem certo limite de custo também.
Como já dito os formatos que tem, o melhor formato que se tem para publicar, é o tankobon, sei que não há outro modo de formato, mas temos outro sim, o formato em meio-tankobon, que seria um tankobon com a metade de capítulos em comum. O ponto negativo disso é que o mangá mesmo tendo a metade do conteúdo do tankobon, o preço vem apenas 25% mais barato ou menos, ou seja, o mangá fica muito caro, e também, porque o número de mangás aumenta e fica desconfortável você ler apenas meio-tankobon, mesmo sendo publicado quinzenalmente pelo mesmo motivo citado na publicação.

Variedade

A variedade que temos aqui no Brasil é suficiente, pois também, não temos como comprar todos os mangás que gostamos, isso para a maioria como eu. Todos os mangás são bem conhecidos, claro que muitas vezes não tem aquele que nós gostamos, mas é tudo uma questão de espera, e também não se tem como publicar uma quantia muito grande de mangás assim. Se tem os mangás mais conhecidos,  e aqueles que estão um pouco mais abaixo, pois que editora irá publicar um mangá que não irá vender,  já que a finalidade da publicação é ter um lucro, então, a variedade de mangás brasileiros está bem distribuída.


Finalizando


Bom, o mangá publicado no brasil tem seus pontos negativos e alguns pontos em positivos, resumindo tudo, tem que melhorar. A publicação e formato estão ótimos, pensando que o último meio-tankobon publicado foi FullMetal Alchemist, que já está finalizado. A variedade está de acordo, não precisa adicionar tanto mangás assim, senão ficaremos sem dinheiro também, ainda mais que irão publicar Soul Eater.
Deixando um pouco o post de lado, me desculpem a falta de posts no blog, pois estava em semana de provas o que me atrapalhou o acesso ao blog, e agora tenho que voltar a rotina e também atualizar o blog com alguns posts da Ação Magazine, talvez uma possível "Conclusão Final" de Another e  Black Rock Shooter, e alguns posts do "Página por Página."

0 comentários:

Postar um comentário

Seja racional.
Não queira fazer ofensas.
Aceitamos normalmente críticas bem construídas.

Pesquise no Anime XYZ