Análise - ZETMAN

05/04/2012

|


ZETMAN, um anime com grandes expectativas para o ano.                                                                                
Em uma época um pouco mais avançada, criações de cientistas, chamada de "Players", tem o objetivo de se enfrentarem até a morte de um deles em uma arena, e no meio dessa disputa, ricos magnatas apostam nos "Players". Mas, ao decorrer do tempo, as criaturas vão se desenvolvendo, tomando consciência de suas habilidades e superioridades, e em uma dessas disputas, eles se revoltam, matando todos que estavam na arena. E nisso tudo, treze players conseguem escapar e com eles, Kanzaki, que fugiu junto de um bebê, Jin. 
Avançando no tempo, Kanzaki ainda convive com Jin, mas ambos são moradores de rua. Jin vê Kanzaki como seu avô, na qual, ele ensina à Jin como se comportar na sociedade e evitar a violência. Ao Jin sair pelas ruas para praticar sua justiça, acaba salvando alguém, mas pede dinheiro em troca disso, e voltando junto de Kanzaki, vê ele morrendo e a última mensagem que ele deixa é para Jin parar com a violência e avisa que o que fizera ele morrer fora a violência...

Analisando


Vendo ZETMAN, já no seu início apareceu uma luta entre dois Players, a luta que teve o caos e foi quando eles se revoltaram contra quem estava ali. Essa cena já deu para perceber que o anime não dispensará lutas, e que quando elas aparecerem, serão definitivas. 
Nunca tinha lido o mangá de ZETMAN, algo que pode dispensar alguns comentários aqui, mas, pelo que vi sobre comentários de pessoas que já tinham conhecimento do mangá, o anime deixou de se esperar, e que a história e revelação de personagens se passou muito rápida. Sem conhecimento do mangá, eu acho que ficou muito bom o anime, não tinha conhecimento da história, mas, tudo ficou muito bem, acho que se começar a ler o mangá poderá perceber tais diferenças entre ambos, mas o anime ficou muito bem feito.
Os cenários ficaram ótimos, sem muito a comentar, ficou bem colocado em relação ao ambiente e a época que o anime se passa. Já os personagens, também ficaram bem aplicados ao cenário, estando bem ambientados com tudo, mas acho que o protagonista, Jin, fez um papel meio bobo por não saber algumas coisas, como por exemplo o que é morrer. Sei que não li o mangá, mas tem coisas que não se encaixam bem em relação ao modo de viver da pessoa. Jin também convivia com um amigo e outra amiga, ambos irmãos que são extremamente ricos, algo que acho que seus pais tem relação aos players, mas é algo que não é para se comentar agora, somente para dizer que a amizade que se tornou proibida entre os dois deu a descontraída no anime.
Em relação ao enredo, como não tinha conhecimento do mangá, deixei de perceber alguns aspectos que foram excluídos ou até acrescentados, mas ficou ótimo. Jin tem seu sofrimento em relação à morte de Kanzaki e alguns acidentes, o que faz o anime demonstrar um drama, mas o que ficou ótimo foi o anime não ter esse drama tão forçado, onde Jin fica chorando e no anime inteiro relembrando o que aconteceu. Sim, teve partes que ele relembra alguns fatos, mas foram bem aplicados as cenas em questão, se encaixando com o enredo que se passa.

Finalizando


Terminando a análise de ZETMAN, já não tenho muita coisa para falar além do que já foi falado, só alguns comentários externos que tem mais a se falar. O autor de ZETMAN, Masakazu Katsura já era um autor bem conhecido antes do anime, autor de D.N.A² e outros títulos, e agora com o lançamento do anime, o mangá seja bem divulgado, mas não só o mangá como o autor e aqueles que não conhecem sua obra, pois o anime é algo que já estava sendo bastante esperado, mas provavelmente não apresentará muitos episódios, onde acredito que não passará dos 20 episódios, mas se tudo for bem encaixado e bem construído, o anime se passará muito bem.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja racional.
Não queira fazer ofensas.
Aceitamos normalmente críticas bem construídas.

Pesquise no Anime XYZ